As formigas são um pesadelo em casa e estabelecimentos comerciais, todo mundo reclama, basta esquentar um pouco que as reclamações aumentam. É praticamente impossível eliminar as formigas de uma vez por todas o que podemos fazer é utilizar medidas de prevenção evitando assim que a infestação fuja do controle.
Uma característica interessante que distingue essas formigas das demais formigas que é o fato de terem muitas rainhas. Enquanto um formigueiro de formigas saúvas (Atta ssp.) possui uma única colônia, um formigueiro de formiga faraó ou de formiga caseira possui um média de 10 rainhas para cada 200 operárias e todas as rainhas põem ovos.
Isso quer dizer que se morrer uma rainha, não há dano, o formigueiro continua ativo, em contraste com o formigueiro de saúvas, que morre sem a presença da Rainha. Além disso, essa estrutura sui generis permite que o formigueiro se divida em situações críticas tais como, agressões, obras, uso de inseticidas, invasão de outras formigas ou qualquer outro tipo de perturbação.
É muito importante evitar que aquelas formiguinhas cheguem ao seu pote de açúcar. Isso porque, assim como as baratas e moscas, as formigatambém passam por muitos lugares sujos.
Observe os carreiros e trilhas feitos pelas formigas. Esses carreiros são marcados com um odor liberado pelas formigas para que todas sigam o mesmo caminho e cooperem no trabalho de forragear alimento. Quando elas encontram uma fonte de alimento retornam ao formigueiro para avisar as outras, porém, durante o retorno, vão marcando o trajeto até a fonte de alimento, o que permite que outras operárias acompanhem.
Você pode usar esse recurso a seu favor, ofereça para as formigas mel ou açúcar umedecido em pequenas porções sobre pedaços de papel impermeável, as formigas virão e mostrarão onde é o seu esconderijo. Agora é só localizar o ponto certo e fechar com massa de vedação, sabão ou qualquer outro material vedante. Antes de fechar, injete um pouco de água e detergente em partes iguais. O detergente atua no corpo das formigas removendo a camada protetora que recobre o corpo, é um trabalho de paciência, mas resolve.
Com o passar do tempo os abrigos vão rareando em razão do seu esforço e as formigas se mudam. Outro lugar em que elas gostam de se esconder e fazer ninhos é na tubulação elétrica da casa, aparecendo em tomadas. Ali, basta jogar uma camada fina de talco de bebê e pronto. Elas vão embora.
Agora se você busca controlar a infestação das incomodas formigas existem diversos inseticidas especializados como o Formitek, uma isca formicida gel que é indicado para o controle de formigas em indústrias, comércios, residências e hospitais. A isca gel é aplicada colocando pequenos pontos nos locais próximos onde as formigas transitam e abrigam, como frestas, fendas, rachaduras e cantos de paredes.
Uma forma prática e limpa de aplicar o gel é com uma fita adesiva ou fita crepe ao lado das trilhas das formigas e aplicar o gel em filetes em cima da fita.
Após o controle das infestações, o que pode levar alguns dias, é só remover a fita adesiva e descartá-la no lixo doméstico.
Para prevenir a re-infestação basta utilizar o gel dentro de porta-isca, pois assim o gel permanece ativo por meses e sem contaminação de superfícies.
Em áreas sujeitas a infestações constantes, outra medida de prevenção e controle é a aplicação de inseticida líquido aplicado por pulverizador nos pontos de entrada das formigas como abaixo de parapeitos de janelas, portas, etc. As formigas ao passarem pelo local tratado se contaminam e morrem.
Gostou das dicas? Assine nosso blog para continuar acompanhando tudo sobre prevenção de pragas urbanas