WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de consultores está pronta para lhe atender.
Olá, como podemos ajudar?

3 Principais Causadores de Doenças do jardim

10 Ferramentas Indispensáveis para Jardinagem
10 de julho de 2019
Os 3 insetos de jardim mais destrutivos e como se livrar deles.
18 de agosto de 2019

Saiba quais sãos os 3 principais causadores de doenças  do Jardim, e o que fazer para evitá-las.

As doenças nas plantas podem afetar em diversos graus: desde pequenas debilitações até a morte da planta como um todo.

Por isso, conhecer os causadores e saber identificar os principais causadores de doenças do jardim é fundamental para a manutenção da saúde de um jardim.

São muitos os fatores que proporcionam o adoecimento das plantas, tanto em jardins como em produções rurais, veja quais ão os 3 principais causadores de doenças.

Fungos:  

Os Fungos são responsáveis por cerca de 70% das doenças causadas na agricultura, seja em grandes plantações ou em pequenos jardins.  Sua propagação é feita através de esporos e por se tratar de fungos, conseguem sobreviver sem a presença de uma planta, ou seja, conseguem se instaurar no solo e ali permanecer até a chegada de uma planta saudável.

Vírus e Bactérias:

Esses causadores se utilizam de áreas adoecidas ou até mesmo pequenas ranhuras causadas por demais insetos em uma planta como porta de entrada. Os vírus e bactérias, os quais precisam da planta para manterem-se vivos através de relações simbióticas. 

O vírus contamina as plantas através de seu organismo, a bactéria é um causador menos frequente pois depende das Condições Normais de Temperatura e Pressão para sobreviver, além de poder realizar todo tipo de dano, inclusive destruindo a plantação..

Deficiência de Nutrientes:

A deficiência de nutrientes também é um dos fatores cruciais para a acomodação de pragas e doenças em uma cultura. Não são apenas os organismos vivos que atingem uma plantação, a forma como a mesma é estruturada é que dará ou não espaço para a instalação de novas doenças.
Uma planta bem estruturada consegue lidar sozinha com as pequenas dificuldades ao longo do seu desenvolvimento.

Prevenção e Tratamento das Doenças nas Plantas

Embora cada doença tenha um tratamento específico, é importante salientar que manter o solo sempre saudável, remover de plantas danificadas e utilizar de métodos orgânicos de manejo e prevenção são as principais formas de manter seu cultivo saudável.

Quando o solo, o ar e a irrigação estão em perfeito estado, as chances de proliferação e instauração das doenças é significantemente menor.

Uma planta bem nutrida tem as chances de adoecimento reduzida, mas é necessário que o produtor orgânico rural e caseiro conheça as possíveis nuances das plantas, para que caso aconteça algum imprevisto ele seja detentor de todo o suporte teórico e prático de como administrar tal situação e salvar seu cultivo.

Cuidar da saúde das plantas utilizando os produtos adequados faz com que o seu trabalho se torna muito mais prazeroso e seu jardim fica muito melhor cuidado. E todas esses itens você encontra na Casa do Campo. 

Fonte: thiagoorganico.com e syngenta

WhatsApp